PUBLICIDADE
Notícias

Amigo de autor de ataque na maratona de Boston é condenado por obstruir Justiça

18:00 | 02/06/2015
O réu Dias Kadyrbayev foi condenado nesta terça-feira a seis anos de prisão por ter tentado obstruir as investigações do atentado ocorrido na maratona de Boston em 2013. Kadyrbayev é um ex-colega de faculdade de Dzhokhar Tsarnaev, condenado no mês passado à pena de morte pelo atentado.

Kadyrbayev foi considerado culpado em agosto por obstrução de justiça e por ter removido do dormitório - juntamente com outros dois amigos - o laptop e a mochila de Tsarnaev, três dias depois do atentado.

"Eu realmente não acreditei no ato tão estúpido e irresponsável que cometi", afirmou Kadyrbayev durante o julgamento. Ele pediu desculpas às famílias das vítimas do ataque e disse que estava envergonhado.

O pai de Kadyrbayev disse depois da sentença que o julgamento foi uma "decisão sábia", embora tenha dito que a notícia seria difícil "para Dias e para toda a família".

Na ação judicial, a família do policial Sean Collier - morto pelos irmãos Tsarnaev na mesma noite que Kadyrbayev visitou o dormitório para remover os objetos - afirmou que o jovem de 21 anos poderia ter impedido o assassinato se tivesse dito para a polícia o que sabia.

A defesa alegou que Kadyrbayev não tinha o conhecimento de que "alguém que ele conhecia e gostava poderia estar envolvido em um ato tão desprezível". Mas os promotores disseram que Kadyrbayev tinha trocado mensagens com os irmãos Tsarnaev. "Ele soube duas horas antes que o policial Collier tinha sido assassinado e que Dzhokhar Tsarnaev foi um dos responsáveis pelo atentado à maratona de Boston".

O irmão mais velho de Dzhokhar Tsarnaev, Tamerlan Tsarnaev, responsável pelo planejamento do ataque, foi morto pela polícia em uma troca de tiros. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS