PUBLICIDADE
Notícias

Acordo nuclear não irá esclarecer dúvidas sistemas de armas do Irã

18:30 | 11/06/2015
Estados Unidos e as demais potências envolvidas nas negociações nucleares com o Irã estão dispostas a aceitar um acordo que não esclareça, ao menos imediatamente, quais são as capacidade do país em outras áreas necessárias para lançar uma bomba nuclear, como balística e sistema de detonação.

A exigência para que Teerã divulgue suas capacidades nessas áreas foi comunicada pelos EUA em 2013, após a assinatura do acordo interino. Autoridades que trabalham nas negociações, no entanto, disseram que esse assunto não será esclarecido de imediato.

Apesar do contratempo, a possibilidade de haver um acordo até a data limite, 30 de junho, é "maior do que a de não haver um acordo", disse um dos envolvidos.

Ao invés disso, os negociadores estão trabalhando em uma lista de compromissos que precisarão ser cumpridos pelos iranianos. A retirada de algumas sanções estaria ligada a essas exigências.

A maior parte da pesquisa iraniana sobre esse tipo de tecnologia aconteceu antes de 2003, quando foi descoberto que o país trabalhava na bomba nuclear. Críticos do atual acordo tem se focado cada vez mais nessa pesquisa, insistindo que Teerã precisa ser "transparente" em relação a esse assunto também. Caso contrário, dizem, o mundo não poderá estar 100% seguro como gostaria. Fonte: Associated Press.

TAGS