PUBLICIDADE
Notícias

Senadores dos EUA votam "fast track" em acordo comercial com países do Pacífico

16:40 | 21/05/2015
Uma legislação comercial que causa divergências entre os políticos dos Estados Unidos sobreviveu a uma votação crucial no Senado nesta quinta-feira, deixando a medida um passo mais próxima do que se espera que será um caminho mais tortuoso na Câmara dos Representantes, no próximo mês.

Pela segunda vez em duas semanas, as preocupações entre os poucos democratas aliados com o presidente Barack Obama sobre sua política comercial esteve perto de atrapalhar a legislação do chamado "fast track" (mecanismo através do qual os congressistas poderão apenas aprovar ou rejeitar o acordo, sem propor emendas). Com o Executivo e os líderes republicanos pressionando pelo apoio, a votação foi mais demorada que o normal. O placar final foi de 62 votos a 38 - eram necessários 60 votos para a medida avançar.

Os republicanos em geral apoiam o fast track, que pode abrir caminho neste ano para um voto no Congresso - sem emendas ou atrasos por questões de procedimento - sobre o acordo da Parceria Trans-Pacífico com o Japão e outros dez países.

A votação desta quinta-feira é o mais recente termômetro sobre a popularidade do fast track, que teve aprovação oscilante entre alguns democratas importantes. Uma votação final sobre a lei, conhecida como Autoridade de Promoção do Comércio, deve ocorrer na sexta-feira ou no fim de semana.

A votação de hoje foi o primeiro teste crucial para a medida. Pode haver ainda, porém, mais barreiras por questões de procedimento, debates e várias emendas, antes da votação final sobre a lei de comércio. Grupos de defesa dos trabalhadores pressionavam os democratas para bloquear o fast track, querendo garantias aos trabalhadores norte-americanos no âmbito desse tratado. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS