PUBLICIDADE
Notícias

Secretário-geral da Otan diz que Rússia violou cessar-fogo fechado com a Ucrânia

13:35 | 11/05/2015
A Rússia violou o acordo de cessar-fogo fechado com a Ucrânia no começo deste ano ao insistir no fornecimento de ajuda militar para os separatistas ucranianos, afirmou o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg.

"Nós temos visto há várias semanas e meses um contínuo suporte da Rússia aos separatistas com armas pesadas, artilharia, sistemas de defesa aérea avançados, treinamento e também com pessoal", disse Stoltenberg a jornalistas em Bruxelas. A Otan realizará uma reunião esta semana na Turquia.

Um acordo destinado a reduzir as tensões no leste ucraniano foi fechado entre a Rússia e a Ucrânia em fevereiro na cidade de Minsk, capital da Bielorrússia. Líderes da Alemanha e da França ajudaram a promover o acordo.

Stoltenberg afirmou que a implementação total do acordo de Minsk ainda é o melhor caminho para uma solução pacífica para a Ucrânia. No entanto, em uma das declarações mais fortes feitas por ele até agora, o líder da Otan sugeriu que o acordo não está dando certo.

"No leste da Ucrânia vemos a perda de muitas vidas, um aumento nas violações do cessar-fogo, obstrução dos monitores e um contínuo suporte da Rússia aos separatistas", declarou Stoltenberg. "Isso é uma tendência perturbadora na direção errada", acrescentou.

"A Rússia e os separatistas têm capacidade de lançar novos ataques com muito pouco tempo de aviso", disse o secretário-geral da Otan. "Eles têm a capacidade. Quais são as intenções, não vou especular." Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS