PUBLICIDADE
Notícias

Rubi é vendido por US$ 30 milhões

A quantia estabeleceu um novo recorde mundial

08:01 | 13/05/2015

Um rubi birmanês de 25,59 quilates estabeleceu um novo recorde mundial ao ser vendido por 30,3 milhões de dólares em um leilão organizado nesta terça-feira, 12, em Genebra pela Sotheby's.

Com peso em quilates considerado extraordinário para a pedra preciosa, a jóia foi denominada de "Rubi do amanhecer". A pedra preciosa  foi adquirida por um comprador anônimo que apresentou o lance final por telefone de 28,25 milhões de francos suíços (27,3 milhões de euros). Isso, incluindo a comissão da casa de leilões, anunciou a  Sotheby's.

A cor "sangue de pombo" da gema, que estava encaixada em um anel Cartier, é a mais procurada nos rubis. A joia tinha preço estimado em algo entre 12 e 18 milhões de dólares.

Além de estabelecer um novo recorde para um rubi, a quantia também representa um recorde para uma joia Cartier em um leilão, destacou a Sotheby's. No mesmo evento, um notável diamante rosa de 8,72 quilates, que teria pertencido à sobrinha de Napoleão, foi vendido por 15,9 milhões dólares.

A pedra extremamente rara foi estimada entre 14 e 18 milhões de dólares. O diamante é extremamente claro e de cor intensa. Um comprador na sala arrematou a peça pela soma de 14,8 milhões de francos suíços (15,9 milhões de dólares ou 14,3 milhões de euros).

De talhado "travesseiro clássico", com cantos arredondados e de cor "Fancy Vivid Pink", esta pedra chamada de "Historique Diamant Rose" teria feito parte da coleção da princesa Mathilde, sobrinha de Napoleão I, de acordo com Instituto Gemológico Americano (GIA).

Depois pertenceu à milionária americana Huguette Clark, que se dedicava à filantropia e que faleceu em 2007 aos 105 anos.

As origens da pedra permanecem incertas, o que a torna ainda mais misteriosa. As características técnicas da pedra e o fato de ser tão antiga sugere que ela pode ter sido encontrada nas famosas minas de Golconda, na Índia, de acordo com David Bennett, presidente do departamento internacional de joias da Sotheby's.

No total, a Sotheby's arrecadou 149,85 milhões de francos suíços (160,31 milhões de dólares) em seu tradicional leilão de maio, no qual 93,6% dos lotes encontraram comprador.

 AFP

TAGS