PUBLICIDADE
Notícias

Repórter de jornal dos EUA vai a julgamento no Irã depois de 10 meses detido

09:20 | 26/05/2015
Um repórter do jornal norte-americano Washington Post será julgado nesta terça-feira em Teerã, no Irã, depois de 10 meses detido. Jason Rezaian, de 39 anos, é acusado de praticar espionagem e fazer propaganda contra o governo iraniano.

Um juiz dos Tribunais Revolucionários Islâmicos do Irã, que supervisionam casos envolvendo supostos crimes contra o Estado e outras infrações consideradas especialmente graves, foi ouvir o caso. A Agência de Notícias da República Islâmica disse que o julgamento foi fechado ao público.

Em um comunicado publicado na segunda-feira, o editor-executivo do Washington Post, Martin Baron, falou sobre as circunstâncias da detenção de Rezaian e as "absurdas acusações" contra ele. Baron afirmou que a mãe de Rezaian e sua esposa, a também jornalista Yeganeh Salehi, foram impedidos de assistir ao julgamento.

"Não há justiça neste sistema, nem mesmo um pouco, e é o destino de um homem bom e inocente que está na balança", disse. "O Irã está fazendo uma declaração sobre os seus valores no seu tratamento vergonhoso do nosso colega, e só pode horrorizar a comunidade mundial." Rezaian, que é chefe do escritório do Post em Teerã, nasceu e cresceu na Califórnia, mas também tem cidadania iraniana. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS