PUBLICIDADE
Notícias

Rebeldes do Sudão do Sul pedem a petrolíferas que suspendam operações

10:50 | 19/05/2015
Rebeldes do Sudão do Sul pediram a companhias petrolíferas que operam no estado do Alto Nilo para fechar suas operações, uma vez que os confrontos com tropas do governo aumentaram, o que pode levar toda a produção de petróleo do país a um impasse.

O porta-voz dos rebeldes, James Gatdet Dak, disse nesta terça-feira que os combatentes estão a 10 quilômetros dos campos de petróleo de Paloch e pediu às empresas que evacuem os funcionários, além de encerrar as atividades.

No entanto, o ministro da Informação, Michael Makuei, indeferiu o pedido, alegando que os confrontos não estão tão próximos das instalações petrolíferas. "Não há motivo para alarme, vamos colocar a situação sob controle em breve", disse o ministro.

O porta-voz dos rebeldes afirmou que o grupo capturou a região de Tangrial Bil, onde fica uma refinaria de petróleo, durante os confrontos de hoje e, agora, estão se dirigindo aos campos de petróleo a partir de duas frentes. "Nós decidimos tomar o controle dos campos de petróleo e negar (a tentativa do presidente) Salva Kiir de usar as receitas petrolíferas para perpetuar a guerra".

Alto Nilo é o único Estado produtor remanescente, depois de os conflitos terem forçado as companhias a suspenderem a atividade no Estado vizinho de Unity, em dezembro de 2014. O conflito eclodiu pela primeira vez em Dezembro de 2013. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS