PUBLICIDADE
Notícias

Putin diz que ajuda à Grécia está atrelada a gasoduto da Rússia

20:20 | 07/05/2015
O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que estava pronto para considerar a possibilidade de garantir ajuda financeira à Grécia, contanto que Atenas aceite um projeto para levar um gasoduto russo à Europa.

O governo de esquerda grego, que está num impasse em suas negociações com os credores internacionais, deseja receber um impulso econômico da Rússia. Apesar da visita a Moscou do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, no início de abril, até agora Atenas não garantiu essa ajuda, nem na forma de gás natural mais barato nem com a exceção na proibição russa de importação de alimentos da Europa. Tsipras e Putin disseram na época que a Grécia não estava buscando mais ajuda financeira.

Segundo comunicado do Kremlin desta quinta-feira, Putin disse a Tsipras em um telefonema que a promessa de ajuda financeira russa está atrelada à participação da Grécia no gasoduto pelo qual a Rússia deseja enviar gás natural através da Turquia até a Europa.

A Gazprom afirmou neste mês que um consórcio de companhias russas e europeias poderia construir um gasoduto através da Grécia, uma extensão do projeto que levará gás russo sob o Mar Negro. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS