PUBLICIDADE
Notícias

Protesto de trabalhadores contra mineradora chinesa deixa 1 morto no Peru

21:40 | 25/05/2015
Um civil morreu nesta segunda-feira, durante um enfrentamento entre policiais e manifestantes que apoiam a greve de mais de um mês de trabalhadores de uma mineradora da China. A pessoa que morreu foi identificada como Luis Quispe, funcionário de uma empresa terceirizada da mineradora Shougang Hierro Perú, segundo Julio Ortiz, secretário-geral do sindicato que representa os trabalhadores da Shougang.

Ortiz disse que os terceirizados fazem greve há 38 dias, pedindo aumento de salários e a reincorporação de 85 trabalhadores demitidos por protestar. Segundo ele, a manifestação na cidade de Marcona, 530 quilômetros ao sul de Lima, ficou violenta após cerca de 300 policiais vindos da capital chegarem tentando dispersá-la com gás lacrimogêneo e disparos. Os manifestantes responderam com pedras. Ortiz disse que as autoridades esperaram que o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, encerrasse no domingo uma visita ao país para "atacar violentamente os manifestantes".

Desde 2012, autoridades do setor trabalhista ordenaram que a empresa terceirizada da Shougang contratasse com todos os direitos os 85 trabalhadores agora demitidos, mas a empresa terceirizada e a mineradora chinesa não obedeceram, segundo Ortiz. Operários que trabalham há 20 anos na mina como mecânicos ganham apenas US$ 15 ao dia, disse.

A Shougang Hierro Peru é propriedade da estatal China Shougang Group e é a única mina produtora de ferro no país desde 1993. O Peru é um importante produtor de minerais, em sua maioria exportados à China. Fonte: Associated Press.

TAGS