PUBLICIDADE
Notícias

Premiê de Israel cancela plano para segregar palestinos e israelenses em ônibus

09:20 | 20/05/2015
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, cancelou nesta quarta-feira um plano para segregar palestinos e israelenses em ônibus da Cisjordânia, uma decisão para evitar a primeira crise de seu novo governo, após um enxurrada de críticas.

A proposta é do ministro da Defesa, Moshe Yaalon. Netanyahu chamou a proposta de "inaceitável" e então os dois decidiram congelar o plano.

Yaalon tinha proposto um programa piloto de três meses após repetidas queixas dos colonos judeus que utilizam o transporte público, que dizem que os trabalhadores palestinos ameaçam a segurança e muitas vezes assediam as israelenses.

Milhares de palestinos saem da Cisjordânia com autorizações especiais para trabalhar em Israel e muitas vezes utilizam o transporte público.

De acordo com o decreto, os palestinos teriam que voltar para a Cisjordânia pelo mesmo posto de controle que entram no país e não poderiam retornar com os israelenses.

Diversos críticos protestaram contra o plano, dizendo que o programa é racista e que iria prejudicar a imagem de Israel ao redor do mundo.

"A separação entre palestinos e judeus no transporte público é uma humilhação desnecessária e uma mancha na face do país e de seus cidadãos", disse o líder da oposição, Isaac Herzog. "Ele acrescenta combustível desnecessário para a fogueira de ódio contra Israel no mundo".Fonte: Associated Press.

TAGS