PUBLICIDADE
Notícias

Níger ordena evacuação de ilhas após ameaças do Boko Haram

17:20 | 01/05/2015
Um governador do sul do Níger ordenou que habitantes das ilhas no Lago Chade deixem os territórios e sigam para o continente até segunda-feira por causa de uma ameaça de militantes do Boko Haram, da Nigéria.

Um ataque do grupo extremista Boko Haram na ilha Karamga, no Lago Chade, na semana passada, deixou 156

militantes, 46 soldados e 28 civis nigerinos mortos, de acordo com o governo do Níger. Um ataque na mesma ilha, em fevereiro, matou sete soldados.

As forças de segurança e de defesa do país dizem que os militantes foram eliminados da ilha. No entanto, um funcionário do governo disse nesta sexta-feira que o governo quer que moradores da ilha deixem o local de modo que as forças militares possam lançar uma ofensiva para expulsar os militantes islâmicos. O funcionário falou sob condição de anonimato porque não estava autorizado a falar com a imprensa.

O governador Yacoubou Soumana Gaoh, da região sul Diffa, disse na quinta-feira que os militares ajudariam pescadores, pastores e agricultores das várias ilhas no deslocamento para o continente.

O Lago Chade fica localizado na África central, entre Níger, Nigéria, Chade e Camarões. O Níger se juntou a uma ofensiva regional, em janeiro, que resultou na retomada de grandes áreas de território que estavam sob domínio do Boko Haram, cujos combatentes vinham ganhando espaço há meses na Nigéria e avançando pelas fronteira com outros países.

Fonte: Associated Press

TAGS