PUBLICIDADE
Notícias

Mais de 30.000 pacifistas protestam no Japão contra base dos EUA

Os manifestantes são contra o controverso a transferência de uma base aérea americana de Futenma a Henoko

13:01 | 17/05/2015
NULL
NULL
Mais de 30.000 pacifistas se manifestaram neste domingo, 17, em Naha, capital de Okinawa, para denunciar o projeto de transferência de uma base militar americana neste arquipélago do sul do Japão, informaram os organizadores.

Os manifestantes protestaram novamente contra o controverso projeto de transferência da base aérea que os Estados Unidos têm em Futenma, não muito distante de Naha, a Henoko, no norte de Okinawa. Este plano remonta a 1996.

"O governo (central) nos acusa de um bloqueio que já dura 19 anos e nos pede para encontrarmos outro lugar (para realocar a base). É escandaloso", disse à multidão Susumu Inamine, prefeito de Nago, cidade vizinha da futura base americana.
"O governo se desentende e joga sua responsabilidade sobre nós", lamentou Inamine.

Segundo os organizadores, citados pelos meios de comunicação locais, ao menos 35.000 pessoas participaram da concentração, que se desenvolveu sem incidentes.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, reiterou sua vontade de transferir a base de Futenma durante seu encontro com o presidente americano Barack Obama em 29 de abril em Washington, no âmbito de um pacto de defesa entre Japão e Estados Unidos.
Em Okinawa, um arquipélago ocupado pelos americanos depois da guerra e devolvido ao Japão em 1972, reside mais da metade dos 47.000 soldados americanos presentes no Japão, uma convivência forçada mal digerida pela população local.

AFP
TAGS