PUBLICIDADE
Notícias

Iraque exuma 470 corpos de fossas comuns em Tikrit

As fossas comuns foram encontradas na região da cidade iraquiana de Tikrit

07:43 | 28/05/2015

O Iraque anunciou nesta quinta-feira, 28, que exumou 470 corpos das fossas comuns encontradas na região da cidade iraquiana de Tikrit, onde as autoridades acusam o grupo Estado Islâmico (EI) de um massacre em 2014.

"Exumamos os corpos de 470 mártires de Speicher", declarou a ministra da Saúde, Adila Hamud.

As autoridades suspeitam da morte de até 1.700 combatentes, principalmente membros das milícias xiitas, no "massacre de Speicher", uma base militar situada no limite norte de Tikrit, recrutas essencialmente xiitas foram sequestrados e executados, nos primeiros dias da ofensiva dos jihadistas sunitas do EI na região norte do Iraque em junho de 2014.

O governo do Iraque começou a procurar fossas comuns na região de Tikrit após a reconquista da cidade em 31 de março.
"Estes corpos foram exumados em quatro locais. Um deles era maior que os outros, com 400 corpos", afirmou Ziad Ali Abbas, o médico legista que dirige o principal necrotério de Bagdá.

Especialistas estrangeiros participam nos trabalhos de exame dos corpos.

As primeiras lisas de nomes de vítimas devem ser divulgadas na próxima semana. Os corpos serão identificados graças a documentos ou telefones celulares encontrados nas fossas, ou após exames de DNA.

Centenas de famílias, com filhos, pais e irmãos desaparecidos, esperam notícias há quase um ano.

As imagens de propaganda divulgadas pelo EI após o massacre provocaram um escândalo e alimentaram o espírito de revanche das forças do governo, em particular das milícias xiitas que participaram na retomada de Tikrit.

AFP

TAGS