PUBLICIDADE
Notícias

Evo Morales entrega ex-assessor de Humala na fronteira com o Peru

Empresário Martin Belaunde foi capturado após fugir de prisão domiciliar. A entrega ocorreu na cidade de Desaguadero, na fronteira entre os países

09:21 | 29/05/2015

O presidente da Bolívia, Evo Morales, entregou nesta sexta-feira, 29,  às autoridades do Peru, na condição de extraditado, o empresário Martin Belaunde, ex-assessor do presidente peruano Ollanta Humala, após sua captura depois de ter escapado da prisão domiciliar no domingo, em La Paz.

A entrega ocorreu na cidade de Desaguadero, na fronteira boliviana e peruana, 112 km ao sudoeste de La Paz.

Belaunde, vestindo um colete à prova de balas, foi acompanhado até uma ponte binacional sobre o Lago Titicaca, onde as autoridades policiais de ambos os países fizeram protocolo de extradição, depois de exames médicos e procedimentos administrativos legais. O empresário já está no Peru.

Belaunde fugiu no domingo de uma residência particular na cidade de La Paz, após a justiça boliviana decidir no dia 11 de maio por sua extradição para o Peru, depois de negar o seu pedido de asilo político.

O ex-assessor do presidente peruano, em suas campanhas eleitorais de 2006 e 2011, foi capturado na quinta-feira na cidade boliviana de Magdalena, no departamento de Beni (nordeste), a cerca de 100 quilômetros da fronteira com o Brasil, onde, aparentemente, pretendia chegar.

AFP

TAGS