PUBLICIDADE
Notícias

Estudante sul-coreano detido no Norte diz que ação foi intencional

Não se sabe, porém, ele se expressava livremente ou sob pressão na entrevista concedida à rede de televisão americana CNN

09:25 | 05/05/2015
Um estudante sul-coreano detido na Coreia do Norte por ter entrado ilegalmente no território disse em uma entrevista à rede de televisão CNN que sua intenção era justamente que o prendessem.

Won Moon-Joo, de 21 anos, estudante na Universidade de Nova York e detentor de um visto de residência permanente nos Estados Unidos, explicou que quis provocar um incidente que poderia ter servido para melhorar as relações entre as duas Coreias.

No entanto, é difícil saber se os detidos na Coreia do Norte que falam com os meios de comunicação se expressam livremente ou sob pressão.

[SAIBAMAIS 1]

Joo, que reconheceu que "queria ser preso", foi detido em 22 de abril quando atravessava ilegalmente o rio Yalu a partir da cidade de Dandong (norte da China), segundo a agência oficial norte-coreana KCNA.

"Pensava que entrando ilegalmente, reconheço, na RPDC (República Popular Democrática da Coreia, o nome oficial da Coreia do Norte), podia ocorrer um grande acontecimento e que ele teria efeitos benéficos para as relações entre o Norte" e o Sul, disse.

O ministério sul-coreano da Unificação, encarregado das relações com o Norte, pediu sua libertação imediata.

AFP
TAGS