PUBLICIDADE
Notícias

Estado Islâmico toma cidade antiga de Palmira, na Síria

19:00 | 20/05/2015
Extremistas do Estado Islâmico tomaram quase todo o controle da cidade antiga de Palmira, na Síria, após as linhas de defesa do governo entrarem em colapso nesta quarta-feira. Não está ainda claro, porém, o quão próximos eles estão dos famosos sítios arqueológicos da área, segundo ativistas.

A TV estatal síria admitiu que as forças favoráveis ao governo se retiraram de Palmira. A queda é uma dura derrota para as forças do presidente Bashar al-Assad, dias após os militantes do Estado Islâmico lançarem uma ofensiva contra Palmira, no centro do país. Também é uma perda enorme para o governo, não apenas pelo significado cultural, mas porque isso abre caminho para os extremistas avançarem para áreas cruciais mantidas pelas autoridades, incluindo Homs e Damasco.

O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos afirmou que as forças do governo entraram em colapso, diante dos ataques, e se retiraram no fim da quarta-feira. Um coletivo de mídia para Palmira também informou que os militantes agora estavam no controle da maior parte da cidade.

As ruínas ficam a sudoeste da cidade, mas perto dela. Há o temor de que os extremistas destruam a área, como fizeram com a maioria dos sítios arqueológicos no Iraque. Palmira é famosa por suas colunas da era romana, de 2 mil anos. Antes da guerra, milhares de turistas iam ao local todos os anos. Fonte: Associated Press.

TAGS