PUBLICIDADE
Notícias

Dois militares e um policial que tentaram golpe no Burundi são presos

10:20 | 15/05/2015
Dois oficiais de alta patente do Exército de Burundi e um general da polícia local foram presos sob a acusação de participar de uma tentativa de golpe no país, informou nesta sexta-feira o porta-voz do governo, Gervais Abayeho. Os nomes dos detidos não foram revelados, mas, segundo o porta-voz, o líder da tentativa de golpe, o major-general Godefroid Niyombare, segue procurado pelas forças de segurança.

Na quarta-feira, o presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, se ausentou do país para participar de um encontro com lideranças regionais na Tanzânia. No mesmo dia, os rebeldes liderados por Niyombare anunciaram um golpe, que não chegou a ser consumado. Ontem, o presidente voltou ao país e hoje se encontra na cidade de Ngozi, ao norte, onde tem apoio popular.

As ruas da capital Bujumbura estão mais calmas nesta sexta-feira, depois de confrontos entre rebeldes e tropas fiéis ao presidente nos últimos dias.

A tensão teve início no último dia 26 de abril, quando Nkurunziza anunciou que se candidataria para um terceiro mandato, enquanto a Constituição do país prevê o limite de apenas dois mandatos seguidos. Ele alega que conquistou o seu primeiro mandato por meio de votação no Parlamento e não através do voto direto, como ocorreu no segundo mandato.

Os conflitos já deixaram 15 pessoas. Na quinta-feira à noite, o presidente elogiou o "patriotismo" da polícia local, que conteve as manifestações. Fonte: Associated Press.

TAGS