PUBLICIDADE
Notícias

Coreia do Sul, EUA e Japão vão pressionar Coreia do Norte sobre armas nucleares

12:20 | 27/05/2015
Os chefes para questões nucleares da Coreia do Sul, dos Estados Unidos e do Japão concordaram nesta quarta-feira sobre a necessidade de aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte e pediram para que o país se envolva nas negociações sobre a expansão do programa de armas nucleares.

A reunião, que durou um dia na capital da Coreia do Sul, Seul, seguiu um recente anúncio da Coreia do Norte de que tinha testado um novo tipo de míssil, partindo de um submarino, e uma reiteração de que tinha construído uma ogiva nuclear pequena o suficiente para montar um míssil de longo alcance.

Seul, Washington e Tóquio são membros de negociações entre seis países que visam acabar com o programa de armas nucleares da Coreia do Norte em troca de ajuda e concessões políticas. Os outros membros são Pyongyang, Pequim e Moscou.

"Nós concordamos com a importância de reforçar a pressão e sanções à Coreia do Norte, assim como manter todas as opções diplomáticas sobre a mesa em aberto", disse o enviado dos EUA, Sung Kim.

Já o enviado sul-coreano, Hwang Joonkook, pediu para a Coreia Norte para participar das discussões de forma sincera, advertindo que seu isolamento diplomático e internacional aprofundaria o desafio no desenvolvimento de mais armas nucelares. Fonte: Associated Press.

TAGS