PUBLICIDADE
Notícias

Confeitaria é condenada por se recusar a fazer bolo gay

A Irlanda do Norte é a única região britânica onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é legal. Os habitantes da província, tanto protestantes como católicos, continuam sendo muito conservadores

13:00 | 19/05/2015
NULL
NULL

Uma confeitaria da Irlanda do Norte foi condenada nesta terça-feira, 19, por discriminação, em um caso pioneiro, por se recusar a fazer um bolo de defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo, alegando suas crenças cristãs.

A confeitaria Ashers, que tem um nome bíblico (Aser, uma das tribos de Israel), se negou a preparar o bolo no qual o cliente queria as imagens de Beto e Ênio, dois populares companheiros do programa infantil "Vila Sésamo". O cliente queria o bolo para um evento no dia internacional de combate à homofobia.

[SAIBAMAIS3] 

"Os acusados discriminaram ilegalmente o demandante com base na discriminação sexual", disse a juíza Isobel Brownlie em uma audiência em Belfast. "Houve uma discriminação direta para a qual não existe justificativa", completou.

A Irlanda do Norte é a única região britânica onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é legal. Os habitantes da província, tanto protestantes como católicos, continuam sendo muito conservadores.

O veredicto foi anunciado na mesma semana em que a vizinha Irlanda celebrará um referendo sobre o casamento gay. O caso da confeitaria levou alguns políticos a sugerir a inclusão de uma "cláusula de consciência" nas leis norte-irlandesas contra a discriminação.

 

AFP

TAGS