PUBLICIDADE
Notícias

Coeuré: BCE deve acelerar QE nos meses de maio e junho

05:50 | 19/05/2015
membro do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE), Benoît Coeuré, disse hoje que a instituição deve acelerar as compras de bônus no âmbito do programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) em maio e junho, uma vez que o mercado sofre com certa falta de liquidez nos meses de verão no hemisfério norte.

Segundo o dirigente, essa liquidez reduzida é um padrão reconhecido pelo BCE ao longo dos anos no mercado de bônus. A estratégia, portanto, permitiria ao banco central manter sua média mensal de 60 bilhões em compras de ativos "podendo comprar menos durante o período de férias".

"Se necessário for, isto será compensado por compras menores em setembro, quando a liquidez do mercado voltar ao normal", disse.

Coeuré afirmou também que não está preocupado com a recente liquidação dos bônus de governos europeus, uma vez que ela reflete uma correção de mercado e uma perspectiva mais otimista para o crescimento.

"É a rapidez dessa mudança que me preocupa mais", disse. "Após vários episódios similares, este é mais um incidente de extrema volatilidade, o que evidencia a liquidez reduzida nos mercados globais de capitais." Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS