PUBLICIDADE
Notícias

Cameron define quem poderá votar no referendo sobre saída do Reino Unido da UE

11:30 | 25/05/2015
O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, anunciou nesta segunda-feira que os estrangeiros que vivem no país e os britânicos que moram no exterior há mais de 15 anos não poderão votar no referendo que vai decidir a permanência do país na União Europeia.

O conglomerado de pessoas que poderão votar é semelhante ao que já acontece nas eleições gerais, ou seja, cidadãos britânicos, irlandeses, cidadãos estrangeiros que vivem no exterior há menos de 15 anos e cidadãos da Commonwealth (organização intergovernamental composta por 53 países membros e independentes, sendo a maioria antigas colônias do Reino Unido) residentes no Reino Unido.

Cerca de 2,8 milhões de cidadãos de países da União Europeia vivem na Grã-Bretanha e muitos deles têm argumentado que devem ter o direito de votar para decidir sobre o seu futuro.

Nenhuma data foi definida ainda para que o referendo aconteça, mas Cameron se comprometeu a realizá-lo até 2017.

O primeiro-ministro anunciou também que irá viajar para algumas capitais dos países membros da União Europeia com o intuito de pressionar sobre uma reforma. Cameron planeja visitar a Dinamarca, Países Baixos, França, Polônia e Alemanha esta semana como parte de seus esforços para falar com todos os líderes antes do Conselho Europeu, no final de junho. Fonte: Associated Press

TAGS