PUBLICIDADE
Notícias

Bangladesh proíbe grupo islâmico radical acusado de matar escritores ateus

15:30 | 25/05/2015
Bangladesh proibiu nesta segunda-feira um grupo islâmico radical acusado de atacar e matar blogueiros e escritores ateus.

O Ministério do Interior disse que o grupo Bangla Ansarullah foi formalmente proibido em resposta a um pedido da polícia por ter matado blogueiros, escritores e outros ativistas.

O ministro do Interior, Asaduzzaman Khan Kamal, disse que a decisão foi tomada na lei antiterrorismo.

De acordo com um relatório da polícia, o grupo segue a al-Qaeda e tem sido ativo em Bangladesh desde 2008, mas ampliou sua influência em 2013, quando matou o blogueiro Ahmed Rajib Haider perto de sua casa, em Daca.

Cinco supostos membros do grupo admitiram envolvimento no assassinato. O suposto chefe do grupo, Jasim Uddin Mufti Rahmani, está na cadeia e espera julgamento pela morte de Haider.

Desde fevereiro, três outros blogueiros ateus que criticaram o Islã radical foram mortos, incluindo um cidadão americano de origem de Bangladesh.

O grupo teria ameaçado na semana passada de matar 10 pessoas, incluindo um vice-chanceler de uma universidade, um dos principais assessores do primeiro-ministro, Sheikh Hasina, e

um parlamentar.

O grupo recruta estudantes em mesquitas e nas principais faculdades e universidades no país.

Bangladesh já havia banido outros grupos radicais islâmicos, incluindo o Jumatul Mujahedin Bangladesh, Harkatul Jihad Al Islami Bangladesh, Shahadat Al Hikmat, Harkatul Jihad Al Islam e Jagroto Muslim Janata Bangladesh. Fonte: Associated Press.

TAGS