PUBLICIDADE
Notícias

Banco Central do Japão deve manter nível de estímulos monetários

23:55 | 07/05/2015
O Banco do Japão (BoJ) deve manter inalterado o nível de seu programa de estímulo, revelou hoje a ata da reunião de política de abril monetária da instituição.

Segundo o documento, apenas um membro se declarou favorável à diminuição dos estímulos previstos no pelo programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês). Takahide Kiuchi fez um apelo para que o BoJ corte imediatamente seu programa de compras de bônus governamentais para 45 trilhões de ienes, metade do originalmente proposto. A proposta de Kiuchi, que incluía outros itens, foi derrotada por oito votos a um.

Alguns dirigentes argumentaram que reduzir o volume de compras de ativos antes que a inflação atinja a meta de 2% pode "reduzir os efeitos" do programa. Em março, o núcleo da índice de preços ao consumidor (CPI) ficou em 0,2% no ano, de acordos com dados do governo japonês.

Takahide Kiuchi, um conhecido dissidente da posição do BoJ, tem alertado para o fato de que o QE japonês possa estar chegando a um ponto em que produz mais efeitos negativos que positivos, como a desestabilização do mercado de bônus ou a criação de bolhas financeiras. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS