PUBLICIDADE
Notícias

Ataques coordenados deixam 7 mortos no oeste do México

21:00 | 01/05/2015
Pelo menos sete pessoas morreram e 15 ficaram feridas, durante vários ataques de supostos membros de um cartel do narcotráfico no Estado de Jalisco, no oeste do México. O caso é um novo desafio às autoridades e incluiu disparos contra um helicóptero militar, bloqueios e incêndios de veículos em várias localidades, de maneira praticamente simultânea.

Os supostos narcotraficantes usaram ônibus e caminhões para fechar importantes vias da capital estadual, Guadalajara, e outras cidades de Jalisco, em uma aparente reação ao início de uma operação federal contra o crime organizado nesse Estado, que durante vários meses tem sido palco de atos de violência, segundo o governo estadual.

Em um dos ataques, dispararam contra um helicóptero do Exército que participava de uma operação, matando três soldados e deixando 10 feridos, segundo a Secretaria da Defesa Nacional. A aeronave fez um pouso de emergência e três militares foram dados como desaparecidos.

O governador de Jalisco, Aristóteles Sandoval, disse em entrevista coletiva que os episódios de violência foram uma reação do crime organizado ao início da operação federal. Nesta sexta-feira o dia foi de feriado no país, pelo Dia do Trabalho.

Sandoval disse que as ações incluíram 29 bloqueios em todo o Estado, o incêndio de cinco postos de gasolina e quatro confrontos. O governador acrescentou que haviam sido detidas 15 pessoas. Um porta-voz do governo estadual disse que, entre os sete mortos, há três militares, um policial estadual, um civil e dois suspeitos.

Também houve episódios de violência em Puerto Vallarta, um popular destino turístico mexicano. O Cartel Jalisco Nueva Generación se fortaleceu nos últimos anos nessa região do México, enquanto grupos rivais, como Los Caballeros Templarios e Los Zetas, vinham se debilitando. Fonte: Associated Press.

TAGS