PUBLICIDADE
Notícias

Turquia proíbe acesso a redes sociais com conteúdo sobre promotor assassinado

11:30 | 06/04/2015
Um tribunal da Turquia proibiu o acesso ao Twiter e ao YouTube porque as empresas não removeram de suas páginas conteúdos relacionados à invasão de um tribunal na semana passada, quando um promotor foi feito refém e acabou morto após um tiroteio entre a polícia e os homens que invadiram o local.

Trata-se da segunda vez em um ano que plataformas de redes sociais são bloqueadas após serem envolvidas em questões de turbulência política no país.

A falta de acesso aos serviços entrou em vigor depois de um tribunal de Istambul ter ordenado que as duas empresas norte-americanas, além do Facebook e de dezenas de outros sites locais e estrangeiros, retirassem do ar imagens, arquivos de áudio e vídeos ligados aos fatos, ameaçando retirá-los do ar caso a medida não fosse cumprida.

A Associação de Provedores de Serviço de Internet, que representa todas as operadores da Turquia, distribuiu a ordem judicial para seus membros nesta segunda-feira, pouco depois do meio-dia (horário local), informou um representante da empresa, que não quis ser identificado porque não tem autorização para falar sobre o assunto.

Usuários de internet da Turquia relatam a impossibilidade de acessar os serviços, contornando a proibição usando redes privadas virtuais, ou VPNs, que permitem o acesso. A conexão com o Facebook foi restabelecida, informou um importante regulador ao jornal Hurriyet.

"Estamos cientes de relatos de interrupção em nossos serviços na Turquia e trabalhamos para restaurar o acesso para nossos usuários o mais rápido possível", disse o grupo de políticas públicas globais do Twitter em mensagem divulgada na própria rede social nesta segunda-feira.

Um porta-voz do Facebook disse nesta segunda-feira que a empresa havia recebido uma "ordem judicial válida" na Turquia para "restringir o acesso a certos conteúdos ou nosso serviço seria bloqueado". O porta-voz disse que o Facebook atendeu à ordem, mas está recorrendo.

O porta-voz do Google negou-se a comentar a questão.

Além da plataformas de redes sociais, a decisão também abrange sites que jornais importantes como o Hurriyet e do canal de notícias NTV, os jornais locais de oposição Cumhuriyet e Sozcu, assim como o jornal britânico The Independent e o site australiano news.com.au, informou uma pessoa que teve acesso à ordem judicial.

A decisão do tribunal foi tomada depois de o grupo Partido Frente Revolucionário de Liberação Popular (DHKP-C) ter matado um promotor que estava a cargo das investigações da morte de um adolescente, após um longo período de coma, depois de ter sido atingido por um recipiente de gás lacrimogêneo.

Durante as horas de impasse entre dois integrantes do grupo e forças de segurança, o DHKP-C publicou fotos nas redes sociais do promotor Mehmet Selim Kiraz com uma arma em sua cabeça. A imagem foi disseminada na internet e alguns jornais a colocaram em suas primeiras páginas, o que levou a uma forte reação do governo e da promotoria. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.

TAGS