PUBLICIDADE
Notícias

Premiê da Itália garante voto de confiança do Parlamento

17:20 | 30/04/2015
O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, conseguiu superar o terceiro e último voto de confiança relativo a uma proposta de reforma eleitoral, superando uma oposição que incluía membros de seu próprio Partido Democrático, de centro-esquerda. Na última votação, o partido governista venceu por 342 votos a 15, com a maior parte da oposição não depositando seus votos, em sinal de protesto. A primeira votação ocorreu ontem e a segunda, mais cedo nesta quinta-feira.

Os votos de confiança foram convocados para abreviar as discussões e reduzir o risco de defecções dentro do partido governista. Segundo Renzi, sua proposta busca dar mais estabilidade ao governo, produzindo um vencedor mais claro nas eleições. A Itália teve 13 governos e seis eleições nos últimos 20 anos, e esta será sua terceira lei eleitoral.

A nova lei automaticamente garantirá 340 das 630 cadeiras na Câmara dos Deputados ao partido que obter pelo menos 40% dos votos nas eleições gerais. Caso nenhum partido consiga superar essa marca, haverá um segundo turno entre os dois mais bem votados. Os demais assentos serão divididos proporcionalmente entre os outros partidos.

Uma votação final, agora secreta, deve ocorrer na noite de segunda-feira na Câmara dos Deputados. Caso aprovada, a lei não deve entrar em efeito antes de julho de 2016. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS