PUBLICIDADE
Notícias

Papa lava pés de detentos homens e mulheres em prisão de Roma

Francisco imitou assim o gesto de humildade de Cristo com seus apóstolos na Última Ceia, antes de ser preso, condenado à morte e crucificado no dia seguinte em Jerusalém

14:16 | 02/04/2015
NULL
NULL

O Papa Francisco lavou nesta quinta-feira, 2, os pés de seis homens, seis mulheres e de um bebê no grande centro penitenciário de Rebibbia, ao norte de Roma, por ocasião da Quinta-feira Santa.

Francisco imitou assim o gesto de humildade de Cristo com seus apóstolos na Última Ceia, antes de ser preso, condenado à morte e crucificado no dia seguinte em Jerusalém.

"Jesus era um escravo para nos servir, curar-nos, purifica-nos", declarou o Papa na capela de Rebibbia a 150 mulheres, incluindo quinze mães com seus filhos, e 150 homens.

[SAIBAMAIS 3]Em seguida, Jorge Bergoglio se ajoelhou diante de cada um dos doze presos, homens e mulheres misturados, despejando água com um jarro em seus pés, secando com uma toalha antes de beijá-los.

Para as mulheres, duas nigerianas, uma congolesa, uma equatoriana e duas italianas, e para os homens, quatro italianos, um brasileiro e um nigeriano, foram escolhidos. O filho de dois anos de uma detenta africana também teve seus pés lavados pelo Papa.

"Quando Jesus lava os pés, ele nos lava por completo, nos purifica. Eu também preciso ser lavado pelo Senhor. Ore para que ele também lave as coisas sujas que estão em mim!", lançou em sua homilia.

Em sua chegada à prisão, ele abraçou e apertou as mãos, abençoando rosários ou fazendo o sinal da cruz na testa de cerca de três centenas de prisioneiros.

Poucas semanas depois de sua eleição, em 2013, o Papa argentino passou a Quinta-feira Santa em um centro de detenção para menores nos arredores de Roma. Ele lavou os pés dos prisioneiros de ambos os sexos, incluindo de uma muçulmana.

O Papa argentino já tinha o hábito de visitar prisioneiros em Buenos Aires.

AFP

TAGS