PUBLICIDADE
Notícias

ONU faz apelo à comunidade internacional para ajudar crianças do Nepal

A organização elevou para 1,7 milhões o número de crianças que necessitam de ajuda urgente, após o terramoto de sábado passado

15:35 | 29/04/2015
NULL
NULL

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez nesta quarta-feira, 29, um apelo à comunidade internacional para arrecadação de 44,8 milhões de euros para auxílio humanitário no Nepal. A organização elevou para 1,7 milhões o número de crianças que necessitam de ajuda urgente, após o terramoto de sábado passado.

De acordo com os levantamentos mais recentes, o terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter matou cinco mil pessoas e feriu mais de dez mil. Vários edifícios históricos foram destruídos e a infraestrutura básica do Nepal foi atingida, disse hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em comunicado de imprensa.

Citado na nota, o representante da Unicef no Nepal, Tomoo Hozumi, disse que 80% das unidades sanitárias em cinco distritos mais afetados foram amplamente danificadas e que 274 das 323 escolas avaliadas em 16 distritos foram parcial ou totalmente danificadas.

Tomoo Hozumi disse que é necessário encontrar espaços de aprendizagem temporários para permitir que as crianças nepalesas estabeleçam uma rotina escolar, após o terremoto que “provocou desespero” em milhares de meninos e meninas.
[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

“A vida de muitas crianças ficou profundamente dilacerada e elas estão desesperadas em busca de apoio para ter acesso à água potável, abrigo e saneamento", disse Tomoo Hozumi.

O responsável pela agência da ONU alertou para o risco de propagação de doenças relacionadas com a falta de água potável no Nepal, onde se estima que apenas uma em cada cinco pessoas tem acesso ao precioso líquido.
[SAIBAMAIS 3]
“Muitas famílias estão lutando simplesmente para se proteger do sol e da chuva”, disse Hozumi, admitindo que, nos próximos dias, a contagem de dados mais recentes poderá permitir uma apuração “da plena dimensão da catástrofe”.

De acordo com o último balanço do Ministério do Interior nepalês, o sismo, de magnitude 7,8 na escala de Richter, causou 5.057 mortos, 10.915 feridos e mais de 450 mil deslocados internos. O terramoto de sábado foi o de maior magnitude registado no Nepal nas últimas oito décadas.

Agência Brasil
TAGS