PUBLICIDADE
Notícias

Na campanha, líder da oposição diz que Cameron enfraquece o Reino Unido no mundo

17:30 | 24/04/2015
O líder do Partido Trabalhista do Reino Unido, Ed Miliband, acusou o primeiro-ministro David Cameron de enfraquecer o país no mundo, com uma política externa isolacionista e a incerteza sobre sua presença na União Europeia.

Em discurso durante a campanha eleitoral, Miliband disse que o fracasso do plano de Cameron para a Líbia após a queda de Muamar Kadafi contribuiu para o caos no país do norte africano. "A tragédia é que isso poderia ter sido antecipado. Isso deveria ter sido evitado", afirmou.

Miliband disse que a incerteza sobre o futuro do Reino Unido na UE "representa um grave risco para a posição britânica no mundo". Cameron prometeu que, caso vença a eleição de 7 de maio e se reeleja, fará um referendo sobre a permanência ou não do país no bloco europeu.

"A menos que estejamos engajados e sejamos parte do que está acontecendo, um membro pleno e comprometido da UE, estamos quase fadados à marginalização", afirmou Miliband durante discurso no centro de estudos Chatham House. "Nossa perda de influência na Europa leva à perda de mais influência no mundo - dos Estados Unidos à China", disse ele.

Nesta semana, Cameron interrompeu sua campanha para participar de um encontro da UE em Bruxelas sobre a crise imigratória, com milhares de pessoas deixando o Oriente Médio e a África para cruzar o Mediterrâneo e tentar chegar à Europa.

As pesquisas indicam que a disputa entre Miliband e Cameron ainda está muito apertada e não é possível prever no momento quem ganhará. Fonte: Associated Press.

TAGS