PUBLICIDADE
Notícias

Mudança climática é ameaça fundamental para desenvolvimento, diz Banco Mundial

O presidente do Banco, Jim Yong Kim, disse as palavras em discurso divulgado por vídeo durante conferência sobre meio-ambiente organizada em Hong Kong pelo Instituto de Pesquisa sobre impacto climático de Postdam, na Alemanha

12:03 | 23/04/2015
O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, convocou nesta quinta-feira, 23, os governos do planeta a unir suas forças para lutar contra as mudanças climáticas, classificadas de ameaça fundamental para o desenvolvimento.

"As mudanças climáticas são uma ameaça fundamental para o desenvolvimento", declarou, estimando que os governos "já têm que agir" para limitar o aquecimento do planeta e financiar políticas que propiciem um desenvolvimento sustentável.

"Neste ano a comunidade internacional pode e deve encontrar maneiras de financiar as intervenções sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento", afirmou.

Kim fez estas declarações em um discurso divulgado por vídeo durante a conferência sobre meio ambiente organizada em Hong Kong pelo Instituto de Pesquisa sobre impacto climático de Postdam, na Alemanha.

O presidente do Banco Mundial ressaltou os riscos que a Ásia corre e como as cidades muito grandes parecem vulneráveis.

"O aumento de 15 centímetros do nível do mar, junto com ciclones mais intensos, ameaçam inundar grande parte de Bangcoc até 2030", disse.

"Podemos optar por construir cidades inteligentes e exigir altos padrões de eficiência energética", afirmou.

O Banco Mundial já convocou a comunidade internacional a reforçar a luta contra o aquecimento global.

No mês passado, em uma entrevista à AFP durante uma conferência da ONU sobre o clima que coincidiu com a passagem de um ciclone devastador por Vanuatu, Rachel Kyte, encarregada de temas de clima do Banco Mundial, disse que o fato de "o sentido de urgência e os objetivos da comunidade internacional não estarem no mesmo nível" preocupa.

"Vamos deixar de falar e começar a mudar os esquemas de investimento", afirmou.

No fim deste ano, a conferência mundial sobre mudança climática das Nações Unidas tentará alcançar em Paris um acordo mundial sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa com o objetivo de limitar o aquecimento do planeta.

AFP
TAGS