PUBLICIDADE
Notícias

Jornalista chinesa pega 7 anos de prisão por revelar 'segredos do Estado'

Gao Yuna foi presa por transmitir a um site americano documento interno do Partido Comunista defensor de maior censura a ideias reformistas.

00:19 | 17/04/2015
NULL
NULL
Uma conhecida jornalista chinesa, Gao Yuna, foi condenada nesta sexta-feira, 17, a sete anos de prisão na China por divulgar "segredos de Estado", apesar dos apelos de diversas organizações de defesa dos direitos humanos.

Gao, 71 anos, foi julgada em novembro passado, em um processo fechado à imprensa estrangeira, por "transmitir segredos de Estado a fontes no exterior".

Vice-chefe de redação da revista Economics Weekly, Gao foi detida em abril de 2014, em meio a uma campanha para reprimir os militantes pelos direitos humanos diante do 25º aniversário da repressão na Praça Tiananmen.

Segundo a organização Human Rights Watch (HRW), Gao foi presa por transmitir a um site baseado nos Estados Unidos um documento interno do Partido Comunista que defendia uma maior censura às ideias reformistas.

No dia 8 de maio passado, esta intelectual, reconhecida com vários prêmios internacionais, apareceu na TV chinesa em uma reportagem na qual admitia seus erros. Posteriormente, explicou aos advogados que havia falado sob coação.

A sentença contra Gao Yuna confirma a disposição do regime do presidente Xi Jinping de não dar trégua aos intelectuais reformistas, considerados um risco à manutenção do Partido Comunista no poder.

AFP
TAGS