PUBLICIDADE
Notícias

Israel abre licitação para casas de colonos em Jerusalém Oriental

A comunidade internacional considera ilegal a construção de casas para civis nos territórios ocupados ou anexados por Israel desde 1967

06:30 | 27/04/2015
Israel iniciou nesta segunda-feira, 27, um novo processo de licitação para a construção de 77 casas de colonos em Jerusalém Oriental, a parte palestina da cidade anexada e ocupada pelo Estado hebreu, anunciou a organização israelense Paz Agora.

Este é o primeiro anúncio do tipo desde as eleições legislativas de 17 de março, que terminaram com a vitória do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, recordou a ONG.

O processo de licitação definirá a construção de 36 casas em Neve Yaakov e 41 em Pisgat Zeev, dois bairros de colonização ao norte de Jerusalém Oriental

Posicionamentos

Durante a campanha, Netanyahu descartou a ideia de um Estado palestino e afirmou que pretendia seguir com a colonização, também em Jerusalém Oriental, onde os palestinos desejam instalar a capital de seu almejado futuro Estado.

As declarações de Netanyahu foram consideradas um desafio à comunidade internacional e aos Estados Unidos, seu principal aliado.

Segundo a organização Paz Agora, o anúncio desta segunda-feira, 27, "é talvez o indicador do que acontecerá" com o novo governo que Netanyahu está formando.

"Ao invés de mudar de rumo e mostrar que Israel está preparado para a paz, Netanyahu mantém a ideia que seguiu durante a campanha e tenta evitar a paz", afirma a organização.

A comunidade internacional considera ilegal a colonização, ou seja, a construção de casas para civis nos territórios ocupados ou anexados por Israel desde 1967.
AFP
TAGS