PUBLICIDADE
Notícias

Iraque declara vitória contra Estado Islâmico em Tikrit

12:30 | 01/04/2015
O Iraque declarou nesta quarta-feira ter conquistado uma "vitória magnífica" nesta quarta-feira sobre o grupo Estado Islâmico em Tikrit, passo importante na estratégia para expulsar os militantes de outros redutos dos extremistas.

O ministro da Defesa do Iraque, Khalid al-Obeidi, fez o pronunciamento dizendo que as forças de segurança "cumpriram sua missão" durante a ofensiva de um mês contra a cidade natal de Saddam Hussein e também em outras áreas da província de Salahuddin.

"Temos o prazer, com todo nosso orgulho, de anunciar as boas novas de uma vitória magnífica", disse Obeidi em comunicado gravado em vídeo. "Agora vamos para Anbar! Agora vamos a Nínive e dizemos isso com total resolução, confiança e persistência", afirmou ele nomeando outras províncias sob o domínio dos extremistas.

Extremistas do Estado Islâmico tomaram Tikrit no ano passado durante o avanço do grupo pelo norte e oeste do país. A batalha por Tikrit é vista como um passo importante na direção da tomada de Mosul, a segunda maior cidade do Iraque e capital de Nínive.

Forças iraquianas, das quais fazem parte soldados, policiais, milícias xiitas e tribos sunitas, lançaram uma operação de larga escala para retomar Tikrit em 2 de março. Na semana passada, os Estados Unidos começaram a realizar ataques aéreos contra a cidade a pedido do governo iraquiano.

Após a tomada da cidade, o objetivo é voltar à normalidade o mais rápido possível, disse o ministro do Interior, Mohammed Salem al-Ghabban, nesta quarta-feira.

"Após limpar a área de bombas instaladas em vias e de carros-bomba, vamos reabrir as delegacias de polícia e retomar a normalidade da cidade. Formaremos comitês para supervisionar o retorno das pessoas desalojadas de suas casas", afirmou Al-Ghabban. Ele disse que o governo vai ajudar moradores desalojados a voltar para a cidade e que uma unidade de defesa civil fará a varredura local em busca de bombas e carros-bomba.

A missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque, a Unami, disse nesta quarta-feira que a violência fez pelo menos 997 vítimas fatais em março no país, uma pequena queda em relação aos números de fevereiro.

A Unami declarou em comunicado que dentre os mortos há 729 civis e que os demais eram integrantes de forças de segurança. Pelo menos 2.172 pessoas ficaram feridas, dentre elas 1.785 civis.

O novo enviado da ONU ao Iraque, Jan Kubis, disse estar chocado com o fato de os iraquianos continuarem a "suportar o peso" da violência em vigor no país.

Kubis também disse nesta quarta-feira que o ofensiva em Tikrit é "uma vitória para todo o povo iraquiano" e que a ONU está pronta para ajudar as autoridades provinciais e nacionais do país. Fonte: Associated Press.

TAGS