PUBLICIDADE
Notícias

Irã: prazo limite para acordo nuclear não é "sacrossanto", diz ministro

20:20 | 29/04/2015
O ministro das Relações Exteriores do Irã disse nesta quarta-feira que seu país e as potências mundiais irão se encontrar amanhã para começar a juntar os elementos iniciais de um acordo nuclear, e que as negociações devem ser retomadas na Europa na segunda-feira para a finalização.

Javad Zarif disse, no entanto, que mesmo que seu país queira terminar as negociações antes do prazo final de 30 de junho, "nenhuma data é sacrossanta".

O ministro iraniano também afirmou esperar que as sanções das Nações Unidas sejam retiradas em um prazo de dias após a assinatura do acordo. Ele também quer que o presidente Barack Obama impeça o Congresso norte-americano de aprovar sanções contra seu país. "Como ele irá fazer isso é problema dele", disse.

Zarif, por fim, criticou o primeiro-ministro israelense, que tem criticado duramente as negociações nucleares. "Netanyahu se tornou o guru da não proliferação nuclear de todos", disse. "E ele faz isso sentado sobre 400 ogivas nucleares." Fonte: Associated Press.

TAGS