PUBLICIDADE
Notícias

Índia: primeiro-ministro anuncia compra de 36 jatos Rafale; negociação continua

21:30 | 10/04/2015
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou hoje em uma conferência realizada em conjunto com o presidente francês François Hollande que seu país irá comprar 36 unidades do avião de caça Rafale.

O acordo anunciado é bem menor do que o negociado durante anos entre os dois países, que previa a fabricação de 126 aeronaves. Segundo Modi, os jatos comprados da francesa Dassault, que também ofereceu o caça ao Brasil, deverão estar "prontos para voar", o que significa que são opções de prateleira. A proposta anterior previa a construção de boa parte das aeronaves na Índia, o que não deve mais acontecer.

"A França sempre atendeu nossas expectativas, nossos requerimentos mais importantes, e esta é a razão pela qual eu pedi novamente ao presidente que nos forneça 36 Rafales", disse Modi. "Isto numa perspectiva curta."

Esta é a segunda venda internacional do jato. Em fevereiro, 24 unidades foram vendidas ao Egito, a um custo de aproximadamente 5,2 bilhões de euros. A oferta inicial para a Índia, que envolvia mais aeronaves, estava estimada em 12 bilhões de euros. Fonte: Associated Press.

TAGS