PUBLICIDADE
Notícias

Grécia retoma amanhã conversas técnicas sobre reformas, diz porta-voz da UE

09:00 | 17/04/2015
A Grécia e as instituições que monitoram seu programa de ajuda vão retomar conversas técnicas sobre os planos de reformas do país neste sábado, afirmou hoje a porta-voz da Comissão Europeia, Mina Andreeva.

As reuniões do chamado Grupo de Bruxelas, formado por representantes da Comissão Europeia - braço executivo da União Europeia -, Grécia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) acontecerão no fim de semana, segundo a porta-voz.

Negociações sobre reformas que a Grécia precisa implementar para obter mais ajuda financeira estão emperradas nas últimas semanas, apesar de alertas frequentes de que Atenas logo ficará sem dinheiro.

Ministros de Finanças e outras autoridades também discutem a situação financeira da Grécia às margens da reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington. Muitos deles, porém, alertaram que não esperam o fechamento de um acordo sobre as reformas e os próximos desembolsos na reunião ministerial que está prevista para ocorrer em Riga, capital da Letônia, no fim da próxima semana.

O governo esquerdista da Grécia, que assumiu após ser eleito em janeiro, tem mostrado resistência a fazer mudanças previdenciárias e trabalhistas com as quais a administração anterior se comprometeu, como parte do atual pacote de resgate de Atenas, no valor de 240 bilhões de euros (US$ 259,35 bilhões). O primeiro-ministro Alexis Tsipras e seu partido, o Syriza, argumentam que novas reformas prejudicaram ainda mais a população e a economia gregas. Os credores de Atenas insistem que as mudanças são necessárias para reduzir o endividamento grego e impulsionar o crescimento. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS