PUBLICIDADE
Notícias

Fuzilados na Indonésia não usaram vendas e entoavam cânticos religiosos

Testemunha afirma que os oito condenados morreram com "força e dignidade" enquanto cantavam Amazing Grace

16:10 | 29/04/2015
NULL
NULL
Os condenados à morte por tráfico de drogas na Indonésia se recusaram a usar vendas nos olhos e entoavam músicas religiosas durante fuzilamento. A execução ocorreu na madrugada desta quinta-feira, 29.

Oito condenados, dentre eles o brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, morreram encarando o pelotão, com "força e dignidade", de acordo com testemunha. Eles cantavam Amazing Grace, quando os tiros foram disparados.

A filipina Mary Jane Veloso, que estava na lista de fuzilamento, foi liberta minutos antes da ação. Um padre que a acompanhava declarou que foi um "milagre" e declarou que aquilo era "como uma ressurreição".

Rodrigo Muxfeldt Gularte

A prima do brasileiro, Angelita Muxfeldt, chorava e esperava pelo corpo do brasileiro na cidade de Cilacap. Quando o corpo chegou, em um caixão branco, eles seguiram para Jacarta, capital do país.
 
[FOTO2] 

O paranaense foi preso em 2004, no aeroporto da Indonésia, com seis quilos de cocaína, em uma prancha de surfe. Ele estava com outros dois amigos, mas assumiu a culpa do crime.
 
Em entrevista à revista Veja, a mãe de Rodrigo, Clarisse Muxfeldt Gularte, disse que o filho já tinha envolvimento com drogas e chegou a ser internado por dependência química. Ela percebeu que o filho traficava aos 25 anos.

Contudo, os recursos feitos por advogados e pelo Governo brasileiro foram fracassados. Ele foi o segundo brasileiro executado.

Fuzilamento

Os oito condenados saíram da ilha de Nusakambangan, na cidade de Cilacap, para o interior. A execução foi por volta de 0h30, tarde de terça-feira, 28, no Brasil.

Todos foram atados em um poste e receberam tiros de 12 homens. Pela manhã, todos foram devolvidos às famílias, na cidade de Cilacap, dentro de caixões.

Familiares e amigos estavam reunidos na cidade e também entoavam a canção Amazing Grace.

Redação O POVO Online
TAGS