PUBLICIDADE
Notícias

Fundador do partido de extrema-direita se retira de eleições regionais na França

19:20 | 13/04/2015
Um dos fundadores do partido de extrema-direita Front National (FN), Jean-Marie Le Pen, anunciou hoje que não irá se candidatar às eleições regionais no país.

Le Pen se curvou à sua filha, Marine Le Pen, que hoje dirige o partido e que tem pretensões presidenciais, após uma disputa explosiva pela mídia e nos bastidores. Marine queria impedir que seu pai se candidatasse por considerar que ele fazia mal à imagem do partido. Le Pen manteve seu repertório de declarações antissemitas e anti imigração que o fizeram famoso.

Em uma entrevista publicada nesta segunda-feira pelo semanário Le Figaro, o político declarou sua intenção de não mais participar das eleições regionais. "Mesmo que eu acredite ser o melhor candidato do FN", disse.

Desde 2011, quando assumiu a direção do partido, Marine tem atuado para mudar a percepção dos franceses sobre a legenda e torná-la mais palpável ao eleitorado centrista. Arroubos antissemitas como os de seu pai estão fora dessa nova fase, que no entanto mantém um discurso eurocético e xenófobo. A estratégia vem dando certo, e o FN tem conquistado pontos importantes em eleições locais e pesquisas de opinião. Fonte: Associated Press.

TAGS