PUBLICIDADE
Notícias

Eleições regionais no Japão têm pouca adesão, mas garantem vitória ao premiê

16:25 | 13/04/2015
Os eleitores japoneses mostraram pouco interesse nas eleições regionais realizadas neste domingo, mas mesmo assim o partido do premiê Shinzo Abe contabilizou mais uma série de vitórias.

Apenas 45% dos eleitores compareceram às urnas neste domingo, uma queda de 3 pontos porcentuais na comparação com as eleições de 2011, marcando um novo recorde de baixa. A menor taxa de participação foi registrada na província de Chiba, a leste de Tóquio, com 37% de comparecimento.

O Partido Liberal Democrático, de Abe, ganhou 1.153 dos 2.284 assentos das assembleias, garantindo a maioria nas eleições locais pela primeira vez em 24 anos.

O porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, afirmou que os resultados reforçam o apoio às políticas econômicas de Abe.

Em 26 de abril será realizada mais uma rodada de eleições regionais no país, para prefeituras e assembleias locais, mas depois disso os japoneses só voltam às urnas no verão de 2016, quando serão eleitos os representantes para a Câmara Alta do Parlamento. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS