PUBLICIDADE
Notícias

Cúpula das Américas começa hoje com expectativa de encontro entre EUA e Cuba

10:30 | 10/04/2015
A sétima Cúpula das Américas inicia nesta sexta-feira na Cidade do Panamá e reunirá os principais líderes, com foco principal no encontro histórico entre os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e Cuba, Raúl Castro. Em dezembro, os dois países retomaram as relações diplomáticas, após 53 anos.

A expectativa é de que Obama anuncie a retirada de Cuba da lista de países que promovem o terrorismo, um pedido de Cuba para restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países. Em contrapartida, os Estados Unidos têm pressionado Cuba para permitir mais liberdade de atuação de seus diplomatas.

Como os dois líderes não possuem nenhum encontro formal, a saudação com um aperto de mão será examinado para detectar sinais e saber se as duas nações estão realmente prontas para deixar as diferenças para trás.

Obama irá se encontrar hoje com o presidente panamenho, Juan Carlos Varela, e outros líderes da América Central.

A presidente Dilma Rousseff desembarca na capital panamenha na manhã desta sexta-feira. Antes da cerimônia oficial de abertura da cúpula, a presidente deverá participar de encontros bilaterais. Entre eles está o encontro com o presidente do México, Enrique Peãn Nieto, com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon e com o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

No sábado à tarde, Dilma Rousseff terá um encontro bilateral com o presidente dos Estados Unidos e deverá tratar da visita que a presidente fará ainda este ano a Washington. Com informações da Associated Press.

TAGS