PUBLICIDADE
Notícias

Cinzas do Vulcão Calbuco deve chegar ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira

O vulcão Calbuco entrou em erupção na quarta-feira, de forma inesperada, lançando uma enorme coluna de fumaça e de cinzas

14:28 | 24/04/2015
NULL
NULL

O Chile mantém estado de exceção por catástrofe nas localidades em torno do vulcão Calbuco, no Sul do país, cuja dupla erupção, na quarta-feira, 22, obrigou a retirada de mais de 4 mil pessoas.

Além disso, as cinzas já ultrapassam as fronteiras atingindo a Argentina e cobrindo as estradas e o principal aeroporto de Bariloche, que fica a cerca de 100 km do vulcão.

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), as cinzas  já atingiram toda a zona central do país, incluindo Buenos Aires, La Pampa, Mendoza, San Luis, o sul de Córdoba e de Santa Fé.
Ainda segundo os meteorologistas, as cinzas vulcânicas podem chegar ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 24.

[SAIBAMAIS2]

O ministro do Interior chileno, Rodrigo Peñailillo, disse que o governo estabeleceu zona de exclusão de 20 quilômetros em torno do vulcão, para proteger a população.

O vulcão Calbuco, localizado na região de Los Lagos, entrou na quarta-feira, de forma inesperada, em erupção, lançando uma enorme coluna de fumaça e de cinzas, mas também expelindo rochas, depois de ter passado quase meio século adormecido.

[FOTO2] 

Em entrevista, o ministro do Interior detalhou que 237 afetados pela erupção vulcânica estão em sete albergues disponibilizados pelo Departamento Nacional de Emergência.

A chefia de gabinete da presidenta chilena, Michelle Bachelet, informou que foram entregues colchões, mantas e alimentos na região de Los Lagos, enquanto na de Araucania foram distribuídas máscaras devido às cinzas do vulcão.

Pessoas

Foi também declarado alerta sanitário na província de Llanquihue e Puerto Octay, mantendo-se o recolher obrigatório nas comunidades de Puerto Montt, Puerto Varas e Puerto Octay. A medida vai até esta sexta-feira.

Segundo relatórios do Observatório Vulcanológico de Los Andes do Sul, com base na análise de informação recolhida nas estações de monitoramento instaladas perto do Calbuco, o vulcão permanece instável e poderão ser registradas novas erupções.

O Serviço de Meteorologia informou, no último relatório, que as cinzas já chegaram a Curicó, cidade a 839 quilômetros do vulcão e a 207 quilômetros a sul da capital Santiago.

O Calbuco, com 2.015 metros de altura, está a mil quilômetros ao sul da capital chilena.

 

Redação O POVO Online e Agência Brasil

TAGS