PUBLICIDADE
Notícias

China constrói pista de pouso em ilha localizada em área disputada

12:20 | 17/04/2015
A China está construindo uma pista de pouso em uma ilha criada artificialmente em uma área disputada do Mar do Sul da China, segundo informações de analistas. O governo dos EUA alertou que o movimento pode aumentar as tensões na região.

O grupo de defesa IHS Jane's afirmou que imagens de satélite feitas em 23 de março mostram uma pista de pouso com mais de 500 metros e uma área pavimentada. Os EUA dizem que a China está implementando oito projetos como esse na região.

Segundo o IHS Jane's, a ilha é grande o suficiente para uma pista de pouso de 3 quilômetros, que poderia acomodar aviões da força aérea. A China já opera uma pista de pouso em Woody Island, que é reivindicada pelo Vietnã, pelas Filipinas e por Taiwan, e uma outra ilha que está sendo criada também pode ser grande o suficiente para ter uma pista de pouso.

A China reivindica quase todo o Mar do Sul da China e as ilhas locais. A Malásia e Brunei também reivindicam ilhas da região.

Em uma entrevista à imprensa nesta sexta-feira, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Hong Lei, defendeu o projeto e disse que ele é destinado a melhorar as condições de vida para as pessoas na região e ajudar em serviços meteorológicos e em trabalhos de busca e resgate.

Esse trabalho é "legítimo, justificável e razoável", disse Hong. "Ele não tem como alvo nem prejudica qualquer outro país e esperamos que as partes relevantes possam ter um entendimento correto sobre isso", acrescentou. Fonte: Associated Press.

TAGS