PUBLICIDADE
Notícias

Baltimore declara estado de emergência

Cidade americana impõe toque de recolher e pede ajuda à Guarda Nacional para conter violência. Protestos ocorrem após funeral de rapaz negro, morto em circunstâncias não esclarecidas em viatura da polícia

22:13 | 27/04/2015
NULL
NULL

A cidade de Baltimore, no estado americano de Maryland, declarou estado de emergência na noite desta segunda-feira, 27, após distúrbios violentos levarem caos à cidade. Manifestantes munidos com tacos de basebol atacaram estabelecimentos comerciais, incendiaram veículos da polícia e atiraram tijolos e garrafas contra forças de segurança, que responderam com spray de pimenta.

Segundo testemunhas, muitos vândalos estavam alcoolizados, depois de consumir bebidas saqueadas de uma loja. Eles atearam fogo em uma farmácia e tentaram atrapalhar o trabalho dos bombeiros, que tentavam extinguir os incêndios.

Pelo menos 15 policiais ficaram feridos, alguns com fraturas ósseas, e mais de 20 pessoas foram presas. O governador de Maryland, Larry Hogan, pediu ajuda da Guarda Nacional para restaurar a ordem. Também foi estabelecido toque de recolher durante uma semana, a partir da terça-feira, 28, das 22h às 5h.

 

Estopim: a mortde Freddie Gray

 

As manifestações violentas ocorreram logo após o funeral do jovem Freddie Gray, de 25 anos, que reuniu mais de 3 mil pessoas em uma igreja em Baltimore. O rapaz afro-americano morreu no último dia 19 de abril após sofrer graves lesões na coluna, em circunstâncias ainda não esclarecidas. Policiais teriam rodado com ele no carro durante 30 minutos, antes de chamar socorro médico.

No sábado, cerca de 2 mil pessoas participaram de uma marcha pedindo justiça para o caso Gray. O protesto, no entanto, acabou em violência. Cerca de cem pessoas atacaram as autoridades de segurança com garrafas e objetos de metal. Doze acabaram presas.

Um dia antes, o vice-comissário de polícia de Baltimore, Kevin Davis, havia declarado que o jovem deveria ter recebido atendimento médico no local em que foi preso, antes mesmo de ser colocado na viatura da polícia, algemado e sem cinto de segurança uma violação das regras policiais.

Seis policiais foram suspensos de suas atividades e as autoridades iniciaram investigações internas para esclarecer o caso.

 

Histórico de racismo

 

A morte de Gray insere-se no debate nacional sobre o tratamento dado pela polícia dos Estados Unidos aos afro-americanos e se junta a tantas outras que a mídia do país vem revelando nos últimos meses envolvendo negros mortos nas mãos de policiais brancos.

Ondas de protestos também se seguiram à morte a tiros do adolescente negro Michael Brown por um policial branco em Ferguson, no ano passado.






TAGS