PUBLICIDADE
Notícias

União Europeia planeja estender sanções contra a Rússia até dezembro

20:10 | 19/03/2015
Líderes da União Europeia chegaram hoje a um acordo sobre um plano que, se implementado, estenderá as sanções econômicas contra a Rússia até o final do ano.

 

As sanções discutidas hoje, que punem os setores bancário, militar e de energia russos, estão marcados para expirar em julho. Já o plano discutido hoje condiciona o fim das sanções à retomada, pela Ucrânia, do controle das suas fronteiras até o dia 31 de dezembro.

 

O controle das fronteiras está dentro do acordo de cessar fogo negociado entre as partes em Minsk, capital da Bielorrússia, em 2014. Entretanto, nunca foi respeitado.

 

A UE deve esperar até junho para tomar qualquer decisão formal sobre a extensão. No entanto, ao condicionar o fim das sanções à implementação das fronteiras estabelecidas pelo cessar fogo, o plano dificulta que os rebeldes e a Rússia continuem violando as regras negociadas até aqui. Kiev acusa a Rússia de enviar soldados e armamento pesado para ajudar os rebeldes no combate ao exército ucraniano.

 

"Temos que manter as sanções até o tratado de Minsk ser completamente implementado", disse Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS