PUBLICIDADE
Notícias

Putin fala pela primeira vez sobre assassinato de Boris Nemtsov

As declarações feitas hoje foram os primeiros comentários públicos do presidente a respeito do fato

09:40 | 04/03/2015
NULL
NULL
O presidente russo Vladimir Putin disse nesta quarta-feira, 04, que o assassinato do ativista opositor Boris Nemtsov é uma "desgraça" para a Rússia. Em declarações feitas para funcionários do Ministério do Interior e transmitidas pela televisão, ele condenou a morte de Nemtsov.

Embora o Kremlin tenha informado que Putin enviou suas condolências à mãe de Nemtsov no sábado, as declarações feitas hoje foram os primeiros comentários públicos do presidente a respeito do fato.

Nemtsov, ex-vice-primeiro-ministro que se tornou um feroz crítico de Putin, foi morto da tiros nas proximidades do Kremlin na noite de sexta-feira. Integrantes da oposição responsabilizam as autoridades pelo assassinato.

"As maiores atenções devem ser voltadas para crimes importantes, dentre eles os que tenham motivação política. Precisamos finalmente livrar a Rússia da vergonha e da tragédia como as que experimentamos e vimos recentemente. Eu me refiro ao audacioso assassinato de Boris Nemtsov, no centro da capital", disse Putin.

[SAIBAMAIS 3]Investigadores não divulgaram nomes de suspeitos, mas afirmaram que estão interrogando testemunhas, fazendo análises forenses e verificado imagens de câmaras de segurança.

Logo após o crime, o Kremlin divulgou um comunicado de Putin sobre o caso, dizendo que parecia ser um assassinato encomendado e de "natureza provocadora", dando a entender que a morte teria como objetivo desacreditar as autoridades russas.

Os investigadores analisam a hipótese de Nemtsov ser um "vítima sacrificial", usada para desestabilizar o país. Outras teorias incluem a ligação do crime com o conflito na Ucrânia ou com extremistas islâmicos. Fonte: Associated Presse Dow Jones Newswires. 

TAGS