PUBLICIDADE
Notícias

Partido do presidente Hollande sofre revés em eleições locais da França

20:30 | 22/03/2015
O Partido Socialista do presidente da França, François Hollande, sofreu um revés eleitoral neste domingo, já que a aliança de centro-direita do ex-presidente Nicolas Sarkozy apareceu no topo no primeiro turno das eleições locais e o partido de extrema-direita, Frente Nacional, levou cerca de um quarto dos votos.

A fatia de votos do Partido Socialista diminuiu de 24,9% na eleição de 2011 para 20,9% agora, de acordo com estimativas das empresas de pesquisa Ifop e Fiducial. O partido UMP, de Sarkozy, e seus aliados levaram cerca de 29,7% dos votos, enquanto o Frente Nacional ficou com 26,4% no primeiro turno, um salto de aproximadamente 11 pontos porcentuais em relação ao resultado de 2011.

Com cerca de um a cada dois eleitores abstendo-se de votar, o primeiro turno das eleições para representantes das 101 jurisdições locais da França mostrou um cenário político mais favorável à direita. E Hollande ainda está no meio do seu mandato de cinco anos.

O UMP foi melhor do que muitas pesquisas de opinião apontavam. Sarkozy disse que o resultado mostrou que os eleitores estão frustrados com o governo atual.

A popularidade de Hollande entrou em colapso depois que ele teve problemas para entregar suas promessas de campanha, para restaurar o crescimento econômico e reduzir o desemprego.

TAGS