PUBLICIDADE
Notícias

Morre o poeta português Herberto Helder

Sua importância para a segunda metade do século XX é similar a que teve Fernando Pessoa na primeira", afirmou um crítico literário

14:18 | 24/03/2015
NULL
NULL

O português Herberto Helder, considerado pela crítica um dos maiores poetas contemporâneos de seu país, morreu na última segunda-feira, 23, aos 84 anos em sua casa na periferia de Lisboa, informou sua editora.

Nascido em 23 de novembro de 1930 em Funchal, capital do arquipélago da Madeira, Herberto Helder Luis Bernardes de Oliveira era um homem extremamente reservado, ao ponto de não conceder entrevistas há 30 anos e de renunciar, em 1994, ao Prêmio Pessoa, uma das mais importantes distinções nas letras e ciências em Portugal.

"Dotado de uma imaginação e de uma sensibilidade pouco comuns, sua obra se distingue por sua originalidade, sua coerência e traços geniais, que se firmaram desde seu primeiro livro", lançado em 1958, assegurou o presidente português Anibal Cavaco Silva em uma mensagem de condolências.

"Sua importância para a segunda metade do século XX é similar a que teve Fernando Pessoa na primeira", afirmou o crítico literário Pedro Mexia.

 

AFP

TAGS