PUBLICIDADE
Notícias

Ministro de Relações Exteriores russo vai deixar negociações nucleares com Irã

09:20 | 30/03/2015
O ministro de Relações Exteriores de Rússia, Sergei Lavrov, deixará nesta segunda-feira as negociações nucleares com o Irã, realizadas na Suíça, e retornará a Moscou, o que sugere que um acordo político abrangente sobre a questão não é iminente.

Um porta-voz russo confirmou a viagem de Lavrov mas disse que o ministro "está pronto para voltar assim que for necessário", caso um acordo esteja próximo. Isso significa que ele pode voltar na terça-feira, caso seja necessário, disse a fonte.

Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, China, França e Alemanha, que compõem o grupo chamado de P5+1, tentam chegar a um acordo sobre o programa nuclear de Teerã até a noite de terça-feira, o prazo final para esta etapa das negociações.

O governo Obama disse que as negociações podem terminar sem que um acordo político até o encerramento do prazo. O Legislativo dos Estados Unidos ameaça aprovar novas sanções contra o Irã nas próximas semanas se não houver um acordo.

Lavrov chegou a Lausanne na noite de domingo. Ministros de Relações Exteriores de todos os integrantes do P5+1 participam nas conversações. É provável que eles precisem estar presentes se um acordo político for anunciado.

O vice de Lavrov, Sergei Ryabkov, permanecerá nas negociações, disse a fonte russa.

Diplomatas norte-americanos de europeus afirmaram que nas últimas 24 horas houve progresso, mas nas conversações estavam paralisadas sobre quando as sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) serão aliviadas e a respeito de quanta pesquisa nuclear o Irã poderá fazer no âmbito do acordo final.

O Irã estuda a exigência de novos cortes em seu programa de enriquecimento de urânio, mas recua a respeito do período no qual deve limitar a tecnologia que pode ser usada para a fabricação de armas atômicas. Além de alguns atritos a respeito de pesquisa e desenvolvimento, há ainda diferenças a respeito do calendário e o escopo da remoção das sanções, disseram autoridades.

Se um acordo político for alcançado, ele pode abrir caminho para um acordo final, que deve ser fechado até 30 de junho.

O secretário de Estado norte-americano John Kerry e seu homólogo iraniano Mohammad Javad Zarif estão reunidos na cidade suíça de Lausanne desde quinta-feira num esforço para se chegar a um entendimento sobre os termos que podem conter as atividades nucleares do Irã em troca de alívio nas sanções. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

TAGS