PUBLICIDADE
Notícias

Israel decide o futuro político de Netanyahu

A escolha do novo parlamento também será decidida hoje

08:09 | 17/03/2015
NULL
NULL
Os israelenses votam nesta terça-feira, 17, para escolher um novo Parlamento e determinar se o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, permanece por mais quatro anos no poder ou se o país passará a ser governado pelo trabalhista Isaac Herzog.

Quase 5,88 milhões de eleitores devem escolher 120 deputados em mais de 10.000 centros de votação espalhados por escolas, hospitais e outros pontos em todo o país.

Ao fim do horário de votação serão divulgadas as primeiras pesquisas de boca de urna.

Mas os israelenses só devem ter uma ideia precisa da configuração de sua 20ª Knesset (Parlamento) na madrugada de quarta-feira, 18. E provavelmente terão que esperar semanas para conhecer o nome do novo chefe de Governo.

Benjamin Netanyahu e a esposa Sara votaram no início da manhã em uma escola de Jerusalém. "Não haverá governo de união com o Partido Trabalhista", disse Netanyahu.

"Formarei um governo nacional", ou seja, de direita, completou o premier, que viu seu partido, o Likud, em queda nas últimas pesquisas, atrás da União Sionista, liderada por Isaac Herzog. "A eleição é entre a mudança e a esperança, de um lado, e a desesperança e a desilusão do outro lado", respondeu Herzog depois de votar em Tel Aviv.

Nas últimas horas da campanha que falou de maneira superficial do conflito com os palestinos, Netanyahu intensificou o discurso de direita, com declarações destinadas a buscar votos da extrema-direita e dos colonos.

Assim, o atual primeiro-ministro descartou um Estado palestino em caso de reeleição.

Oposição

O trabalhista Isaac Herzog, de 54 anos, baseou sua campanha na economia e nos temas sociais. Ele pode se tornar o primeiro chefe de Governo trabalhista de Israel em 14 anos.

Herzog, de 54 anos, aliado da ex-chanceler Tzipi Livni, baseou a campanha nos temas econômicos e sociais. Ele pode se tornar o primeiro chefe de Governo trabalhista em 14 anos.

AFP

TAGS