PUBLICIDADE
Notícias

Dois novos partidos na Espanha testam força em eleição parlamentar de Andaluzia

14:50 | 22/03/2015
Dois partidos que têm sacudido o cenário político da Espanha testam sua capacidade de atrair votos em eleições parlamentares neste domingo, na região de Andaluzia, que atualmente está devastada pelo desemprego.

O partido esquerdista Podemos possui ligações com a legenda Syriza, que é contra a austeridade na Grécia. Pesquisas de opinião indicam que o Podemos pode ficar em terceiro lugar, enquanto o partido moderado Ciudadanos pode ficar em quarto. O Ciudadanos quer testar se pode crescer fora de sua origem, na Catalunha, para se tornar uma força nacional.

Os levantamentos indicam que dois partidos tradicionais que possuem grande peso na política da Espanha, o Socialists e o conservador Partido Popular, vão ficar com a maioria das cadeiras no parlamento da Andaluzia, de um total de 109.

O Socialists governaram Andaluzia continuamente desde 1982, mas podem pedir apoio de um dos novos partidos.

Os dois novos entrantes no cenário político culpam a política estabelecida em Andaluzia pela taxa de desemprego de 34,2%, a maior da Espanha.

Os resultados serão estudados de perto como uma medida do alcance da desilusão com as forças políticas estabelecidas entre os 6,5 milhões de eleitores de Andaluzia. Fonte: Associated Press.

TAGS